Monografias

O que é uma monografia?


Sua Monografia é Urgente? Fale com a equipe do MonographyExpress.com:
Pesquisa, Revisão, Formatação e o Menor Prazo e o Melhor Preço por Página!


Monografia é o documento composto de uma parte ou de um número de partes preestabelecido que se complementam (NBR 6023:2000).

Monografia significa, basicamente, uma revisão bibliográfica. Ao contrário das teses de mestrado ou doutorado, as monografias não geram novos conhecimentos. Trata-se de uma trabalho crítico e investigativo sobre conhecimentos existentes, publicados ou não.

O Tema é livre, entre os assuntos enfocados no Curso. Finalizada a monografia, ela deve ser encaminhada ao seu orientador – aquele que o aluno escolheu.

A monografia , assim, consiste em um trabalho original, que pode ser uma revisão crítica da literatura, um relato de experiência ou intervenção profissional, ou ainda uma pesquisa. Uma revisão crítica de literatura deverá apresentar: a) uma organização e integração de material já publicado, avaliando o progresso da pesquisa atual em direção à elucidação de um problema e posicionando-se criticamente em relação ao tema proposto e os estudos citados; b) habilidade em consultar variadas e atualizadas fontes sobre o tema, havendo um balanço entre a citação de artigos científicos e capítulos de livros; c) articulação entre os autores, por exemplo, identificando semelhanças e diferenças, consenso/ controvérsias nos conceitos teóricos ou resultados de pesquisas.

Um relato de experiência ou intervenção profissional (estudo de caso de atendimento clínico, intervenção grupal, experiência multidisciplinar, aplicação de um projeto de intervenção, etc..) deverá descrever a experiência e apresentar uma análise das implicações conceituais subjacentes ao trabalho realizado, descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, com evidência metodologicamente apropriada de avaliação de resultados. A introdução é realizada com base na revisão crítica da literatura e os objetivos do estudo, incluindo a sua justificativa. A metodologia envolve a breve descrição dos participantes (ex: dados sócio-demográficos e clínicos); instrumentos utilizados (ex: questionários, entrevistas, protocolo de registro de observação, etc.) e procedimentos adotados (ex.: observação da interação em grupos, em díades, etc); tipo de atividades propostas (sessões de artes, atividades lúdicas, etc.) local, número e duração de observações, etc. Resultados/Discussão: Desfecho dos procedimentos, embasando teoricamente os resultados, a partir da revisão da literatura realizada na introdução; avaliação crítica sobre a metodologia utilizada no trabalho, tais como limitações das atividades/metodologia e sugestões para futuras intervenções.

Pouco Prazo Monografia?
www.monographyexpress.com
Fazemos Monografias Urgentes Pesquisa, Revisão, Formatação ABNT


Pouco Prazo para sua Monografia? Fale com a equipe do MonographyExpress.com!
Monografias Urgentes Pesquisa, Revisão, Formatação ABNT!


Estrutura

A estrutura da Monografia apresenta, geralmente, as seguintes partes:

  1. Capa
  2. Dedicatória (opcional)
  3. Agradecimentos (opcional)
  4. Epígrafe (opcional)
  5. Sumário
  6. Lista de Tabelas
  7. Lista de Figuras
  8. Lista de Abreviaturas e Siglas (opcional)
  9. Resumo (cerca de 250 palavras) e palavras-chave (3 a 5)
  10. Capítulo I: Introdução
  11. Capítulo II: Método (ou Relato da Experiência)
  12. Capítulo III: Resultados
  13. Capítulo IV: Discussão (pode ser apresentada junto com os resultados)
  14. Capítulo V: Conclusões ou Considerações Finais
  15. Referências
  16. Anexos (se for o caso)

 


Referências:

Exemplos de referências:
Por exemplo, no texto: “Bowlby (1989) descreve a evolução do …”
No final do trabalho, nas referências, deve constar:
Bowlby, J. (1989). Uma Base Segura. Porto Alegre: Artes Médicas.
Quando for artigo de periódico, usar o seguinte modelo:
Nunes, D. C., Carraro, L., Jou, G. I. & Sperb, T. M. (1998). As crianças e o conceito de morte. Psicologia Reflexão e Crítica, 11 (3), 579-590.
Exemplo de texto retirado da Internet:
Paim, J. S. & Almeida Filho, N. (1998). Saúde coletiva: uma “nova saúde pública” ou campo aberto a novos paradigmas? Revista de Saúde Pública, 32 (4). Disponível em: <http://www.scielo.br>. (Acessado em 11/02/2000)


Sua Monografia é Urgente? Fale com a equipe do MonographyExpress.com:
Pesquisa, Revisão, Formatação e o Menor Prazo e o Melhor Preço por Página!


Saiba também:

Como formatar trabalhos

O que é uma monografia

TCC – Trabalho de conclusão de curso

Normas da ABNT

O que é um projeto

O que é uma resenha

Dicas de temas

O que é tese


Solicite um orçamento, clicando aqui.

Tese, Tccs e Monografias? Fale com a equipe do MonographyExpress.com:
Digitamos, Formatamos Padrão ABNT e Revisamos Gramática! Temas Inéditos, Pesquisas Originais!