Teses

O que uma Tese?


Solicite um orçamento, clicando aqui.


Características Gerais

“Dissertações e teses constituem o produto de pesquisas desenvolvidas em cursos de nível de pós-graduação (mestrado e doutorado). Abordam um tema único, exigindo investigações próprias da área de especialização e métodos específicos. (…) A diferença entre tese e dissertação refere-se ao grau de profundidade e originalidade exigido na tese, defendida na concluso de curso de doutoramento”. (FRANÇA, 1996)

Grau de exigência sobre o conteúdo
Deve-se procurar garantir as diferenças entre pessoas, áreas do conhecimento, temáticas e Instituições de Ensino Superior.

Deve ser exigência mínima a:

a) exposição clara do objeto de estudos e dos objetivos;
b) demonstração do domínio de técnicas de coleta e de análise da informação;
c) reflexo teórica mínima sobre os resultados da análise com base no confronto com a revisão bibliográfica e os objetivos apontados.

A tese/dissertação um “exercício de autoria” para o doutorando/mestrando, que deve ser praticado com o desenvolvimento da disciplina intelectual visando a sua independência de reflexo.

preciso delimitar a abrangência do estudo de acordo com as exigências acima colocadas, buscando demonstrar o envolvimento efetivo do orientador.


Os itens acima colocados devem ser compreendidos como princípios e no como normas “fechadas” para que se evite o excesso de regras que pode, se no se tomar cuidado, “engessar” a criatividade dos autores e orientadores.

 


Saiba também:

Como formatar trabalhos

O que é uma monografia

TCC – Trabalho de conclusão de curso

Normas da ABNT

O que é um projeto

O que é uma resenha

Dicas de temas

O que é tese


Solicite um orçamento, clicando aqui.